V Congresso Brasileiro de Direito Médico discute temas como Canabidiol, judicialização da saúde e ortotanásia

Por em maio 5, 2015
Nos dias 7 e 8 de maio, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), em Brasília (DF), o V Congresso Brasileiro de Direito Médico.

A programação prevê a discussão de pontos como a judicialização da saúde, ortotanásia e eutanásia, diretivas antecipadas da vontade e uso medicinal do Canabidiol. As inscrições estão encerradas, mas o evento poderá ser acompanhado on-line através do endereço http://portal.cfm.org.br/

A pauta de discussões abrange ainda temas como critérios para a quantificação da indenização em casos da teoria da perda de uma chance; a indicação de UTI como prática de distanásia; e princípios éticos e legais para decisões judiciais para a admissão de pacientes em UTI sem vagas.

Os convidados previstos – vinculados às áreas da medicina, do direito, da bioética, da justiça, procuradorias federais, procuradorias da república etc. – trarão importantes perspectivas e experiências sobre questões que têm reflexos diretos na prática cotidiana da medicina e do Judiciário. A expectativa é que o evento receba 350 participantes nos dois dias de atividades.

Entre os convidados estão a ministra Eliana Calmon; o desembargador do TJPR, Miguel Kfouri Neto; os professores Nelson Nery Junior (PUC-SP), Rafael Peteffi da Silva (UFSC) e Aníbal Gil Lopes (Universidade Camilo Castelo Branco); os juízes federais,Clênio Jair Schulze e Ney Wiedemann Neto; o juiz do Estado de São Paulo, José Henrique Torres; os conselheiros da OAB-SP,Clito Fornaciari Júnior e Antônio Carlos Roselli; entre outros.

Confira a programação no site de Eventos do CFM ou faça o download da versão para imprimir.

(Informações do CFM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *