Uso da publicidade e das mídias sociais por médicos foi tema de palestra do Cremesp

Por em setembro 10, 2018

Mídia social e consentimento informado: aspecto ético-legal foi o tema da palestra ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, na última quinta-feira (06/09), durante o XV Congresso Paulista de Urologia, que acontece de 4 a 8/09,  na capital paulista.

Entre os assuntos abordados pelo presidente do Cremesp, estiveram os conceitos de publicidade e os alertas sobre sensacionalismo e autopromoção. O encontro teve o objetivo de atualizar os congressistas presentes sobre os fundamentos da ética médica na publicidade médica e uso de mídias sociais, abordando os conceitos, normas e leis que regem a atuação do profissional médico.

Camarim, que também é coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremesp destacou os aspectos publicitários relacionados sobre os problemas das promessas de resultados, especialmente nas áreas cirúrgicas e estéticas. “Isso acaba sendo perigoso, porque o paciente fica com uma expectativa que nem sempre pode ser atendida”, alertou.

Ainda na ocasião, o presidente do Cremesp fez um alerta sobre o preenchimento de um bom prontuário e também do termo de consentimento. “O prontuário é um instrumento de defesa legal, e o que não está explícito nele não pode ser provado”, conclui.

*Informações do Cremesp

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