- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
Unesp debate sobre o uso medicinal da Cannabis Sativa
Evento acontece em São Paulo, SP, dia 30/06
Cannabis Medicinal e Sociedade, é o tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 30 de junho de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp. O grupo Maconhabras, vinculado ao CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da UNIFESP – tem como objetivo esse debate sobre o uso medicinal da Cannabis Sativa, com o intuito de fomentar a discussão sobre a aplicação medicinal da maconha, sua história, a proibição que a aplacou no século XX e sua atual retomada como medicamento, assim como as propostas de sua regulamentação que atualmente tramitam na Câmara e no Senado Federal.
Palestrantes
Renato Filev – estudante de doutorado em Neurociências pela UNIFESP, realiza pesquisas com canabinóides e outras substâncias psicoativas em dependências e outros transtornos psiquiátricos. Participa de movimentos sociais e redes ligadas ao movimento antiproibicionista tendo como foco o fim da guerra as drogas. Dentre estas organizações estão: Coletivo DAR e Maconhabras.
Lucas Maia – biólogo, mestre em Psicobiologia e doutorando em Saúde Coletiva, ambos pela UNIFESP. Atualmente é pesquisador do CEBRID, do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP. Estuda propriedades medicinais da Cannabis Sativa, com publicações sobre o tema em periódicos e revistas de divulgação científica. Atualmente, coordena o grupo de estudos sobre Cannabis Medicinal Maconhabras do CEBRID.
Rafael Morato Zanatto – estudante de doutorado e mestre em História e Sociedade pela UNESP/Assis. Como ensaísta, publicou textos sobre drogas, cultura, política e anarquismo nos portais dos coletivos DAR-Desentorpecendo a Razão e o luso-brasileiro Passapalavra. Atualmente é pesquisador associado do grupo Maconhabras de Cannabis Medicinal do CEBRID-UNIFESP e sócio fundador da ACUCA – Associação Cultural Cannabica de São Paulo. Foi editor do jornal contra cultural A Planta, que circulou entre 2008 e 2010 no circuito universitário do interior de São Paulo e atualmente é editor da revista eletrônica www.cannabica.com.br.
Mediação
Antônio Celso Ferreira – historiador, professor titular da Unesp – Câmpus em Assis/SP e coordenador do Cedem/Unesp.
Duração: 2h30
Vagas limitadas: 70
Inscrições gratuitas: enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos, e-mail: ssantos@cedem.unesp.br .
Será concedido certificado de participação
Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 1º andar (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701