TJRJ vai sediar 55 sessões de mediação em processos de planos de saúde

Por em julho 3, 2013

O grupo Amil/Dix Amico, de planos de saúde, vai participar de 55 sessões de mediação no próximo dia 9 de julho, terça-feira.

A agenda concentrada de mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro foi publicada ontem, dia 2 de julho, no Diário da Justiça Eletrônico, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Nas sessões, que vão acontecer no Fórum Central, serão buscados acordos em 15 ações da Capital, 6 de Duque de Caxias, 5 de Bangu, 4 de Jacarepaguá, 3 de Alcântara, 3 da Barra da Tijuca, 3 do Méier, 3 de Niterói, 3 de Nova Iguaçu, 3 de São Gonçalo, 2 da Leopoldina, 2 de Madureira, 1 de Belford Roxo, 1 de Santa Cruz e 1 de São João de Meriti. Os encontros duram, em média, duas horas.

O Nupemec foi instituído pela Resolução nº 23/2011, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio e do Órgão Especial. Na última agenda concentrada de mediação da empresa Amil, realizada no dia 25/06, houve 46 sessões, nas quais foram feitos 30 acordos por dez mediadores do TJRJ, obtendo, assim, um índice de 65,2% de conciliação.

A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões relativas a diferentes matérias. As partes podem expor seu pensamento e têm a oportunidade de solucionar impasses de modo cooperativo e construtivo, evitando o desgaste financeiro e emocional de um processo judicial. O objetivo da mediação, realizada por mediadores que atuam de forma neutra, é prestar assistência na obtenção de acordos, em um ambiente colaborativo, em que as partes possam dialogar produtivamente.

Os mediadores do Poder Judiciário fluminense são extensivamente treinados, o que lhes permite atender às necessidades das partes, ajudando-as a encontrar meios adequados para alcançar um acordo ao conduzir conversas direcionadas ao debate das questões. (Informações do TJRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *