- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
TJMS: Núcleo Técnico dará mais eficiência às demandas judiciais de saúde
Na manhã desta segunda-feira (15), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, representado por seu Vice-Presidente no exercício da Presidência, Des. Paschoal Carmello Leandro, celebrou convênio com o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e também com o Município de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a criação e implantação do Núcleo de Apoio Técnico (NAT).
O Núcleo tem como objetivo subsidiar o Poder Judiciário Estadual com informações técnicas nas demandas relativas ao fornecimento de medicamentos, exames, internações e demais tratamentos em face do Sistema Único de Saúde (SUS) e será composto por cinco profissionais: dois médicos, dois farmacêuticos, um enfermeiro e um servidor que auxiliará os trabalhos da área administrativa.
Os médicos e farmacêuticos serão cedidos pelo Estado de Mato Grosso do Sul e o enfermeiro pelo Município de Campo Grande, com ônus para a origem, sendo que todos os profissionais deverão atuar exclusivamente perante o Núcleo de Apoio Técnico.
Na verdade este convênio já existia desde 2011, sob o nome de Câmara Técnica em Saúde (CATES), porém como a vigência expirou, foi celebrado novo convênio com outra denominação, visto que nos demais Tribunais de Justiça do país a denominação utilizada é Núcleo de Apoio Técnico (NAT).
O convênio também prevê medidas para redução de ações judiciais, já que poderá sugerir às instituições competentes, sempre que entender viável ao Sistema Único de Saúde (SUS), as medidas administrativas necessárias para a redução das demandas judiciais em saúde.
Para o Des. Paschoal Carmello Leandro, a atuação do Núcleo é de eficiência e a intenção do Tribunal de Justiça é melhorar o atendimento à população. “Estamos procurando evoluir o nosso sistema, criando uma sistemática diferenciada para, em conjunto com o Estado e com o Município, dar um atendimento melhor à saúde da população”.
Além do vice-presidente do TJMS, assinaram o convênio o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, o secretário de Estado da Saúde, Nelson Barbosa Tavares, e o secretário Municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca. Participaram também da reunião representantes da Justiça Federal, Ministério Público Federal, Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Município, OAB/MS e Defensoria Pública.
*Informações do TJMS