Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina

Por em fevereiro 11, 2016

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) promoverão no próximo dia 18 de fevereiro, em São Paulo, o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina.

Destinado a diretores, coordenadores e professores dos cursos de todo o Brasil, o objetivo do evento é apresentar e discutir os modelos de exames utilizados para medir a qualidade da formação médica em instituições públicas e privadas no Brasil, seus resultados e possíveis caminhos de aprimoramento. Os debates terão como base as experiências do IEP/HSL, que há três anos desenvolve projeto em parceria com a National Board Of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos; do exame realizado pelo Cremesp, aplicado há 11 anos a todos os médicos formados dentro do Estado de São Paulo; e também do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Saúde.

Palestrantes

Entre os palestrantes estarão dois convidados internacionais: o vice-presidente do NBME, Mike Jodoin e a vice- presidente de Programas Internacionais da mesma instituição, Brownell Anderson. O presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho; e  o pró-reitor de graduação adjunto da Universidade de São Paulo (USP), Edmund Baracat, também apresentarão palestras. Confira a programação completa do evento.

Avaliações

Voltado às faculdades públicas e privadas, a Avaliação de Desempenho dos Estudantes de Medicina e Egressos (ADEM+) é aplicada pelo IEP há três anos no Brasil. Nesse período, contou com a participação de 18 instituições com a aplicação de 3.749 provas. As avaliações são realizadas do terceiro ao sexto ano do curso, para que os desempenhos do aluno – mantido em sigilo – e da instituição sejam avaliados ao longo da formação, permitindo eventuais ajustes.

“Precisamos desenvolver ferramentas que auxiliem o estudante de medicina durante sua trajetória acadêmica, para que ao final do curso ele esteja apto para atuar. E sabemos que isto é possível tendo como base a nossa experiência com o NBME”, destaca Roberto de Queiroz Padilha.

Por sua vez, a prova aplicada anualmente pelo Cremesp reúne 120 questões objetivas de múltipla escolha abrangendo problemas comuns da prática médica em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética. As regras para a realização do Exame foram criadas por uma Comissão Interna do Conselho, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

Segundo o presidente do Conselho, Bráulio Luna Filho, “o mau desempenho no Exame, não implica impedimento na obtenção do registro profissional no Conselho. Mas, a partir de 2016, diversas instituições de ensino e Saúde do Estado de São Paulo passarão a considerar a avaliação do Cremesp co­mo um dos critérios de seleção nos programas de Residência Médica ou a postos de trabalho em renomadas instituições de saúde”.

Serviço

Evento: Simpósio Internacional sobre avaliação de desempenho dos egressos de medicina.

Data: 18/02/2016

Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP

Para mais Informações e inscrições acesse aqui.

*Informações do Cremesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *