Seminários abordam uso e controle da talidomida

Por em agosto 26, 2019

Neste segundo semestre, a Anvisa, em parceria com o Ministério da Saúde, promove mais uma série de seminários sobre o controle do uso da talidomida, substância utilizada como medicamento. O objetivo dos eventos é manter o trabalho contínuo de orientação sobre a importância do uso controlado desse medicamento, além de incentivar a educação permanente sobre o tema com um debate qualificado.

Quando recomendada por médicos, a talidomida pode trazer benefícios aos pacientes no tratamento de várias doenças, como hanseníase, Aids e lúpus. Quando administrada de forma inadequada, porém, a substância oferece grave riscos à saúde, especialmente para as gestantes, pelo risco de malformação congênita do bebê. Por esse motivo, é importante que os serviços de atendimento e acompanhamento de pacientes tenham profissionais preparados.

Objetivos

Durante o seminário, será discutido o cenário atual do controle da talidomida nos estados e municípios brasileiros, a partir de dois eixos: dificuldades e potencialidades do uso do medicamento. Como resultado, espera-se uma troca de experiências e vivências, além da criação ou do aperfeiçoamento do modelo de plano de ação de cada região, visando a organização dos serviços locais e a execução adequada das ações, de forma contínua, com apoio técnico e monitoramento do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Cronograma:

– Regiões Nordeste/Norte (PI, RN, PA, TO, CE, MA): 18/09/2019, em Fortaleza (CE).

– Região Norte (AP, AC, AM, RO, RR): 26/09/2019, em Manaus (AM).

Há ainda a previsão de um seminário na região Sul, pendente de confirmação da data.

Participantes

As atividades contarão com a presença de representantes das Vigilâncias Sanitárias, Departamentos de Assistência Farmacêutica, programas de hanseníase, profissionais de saúde da rede pública (enfermeiros, farmacêuticos, médicos etc.), estados e municípios envolvidos no controle do uso do medicamento, além de representantes da Anvisa e do Ministério da Saúde.

Leia também:

Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 11, de 2011

Talidomida: Orientação para o uso controlado – Ministério da Saúde (2014).

*Informações da Anvisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *