Ressarcimento ao SUS em nova fase na integração entre sistemas da ANS e das operadoras

Por em Maio 15, 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizará, a partir de agosto de 2018, um conjunto de sistemas que permitirá às operadoras receber notificações e efetuar petições com maior eficiência. Voltado para atender às operadoras no recebimento de notificações e no envio de petições, o novo Protocolo Eletrônico está integrado com o sistema de gerenciamento de documentos e processos da ANS (SEI), e possibilitará o envio e recebimento de arquivos em lote.

Entre os avanços está a nova interface do Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS, o Persus 2.0, que foi totalmente remodelado para a nova tecnologia. Cabe ressaltar que todas as funcionalidades existentes no Persus 1.0 serão migradas para a nova versão, sem qualquer perda para as operadoras que decidirem manter em sua rotina o uso dessa aplicação. Os usuários dos novos sistemas poderão se cadastrar a partir de 15/05 pelo representante legal da operadora, diretamente ou através de delegação a profissional habilitado.

A ANS também disponibilizará, na nova Área do Desenvolvedor, um conjunto de webservices que irá permitir a integração dos sistemas das operadoras com os sistemas da ANS, por meio de APIs (Application Programming Interface). Assim, após o desenvolvimento específico pelas operadoras, elas poderão, opcionalmente, receber notificações e enviar pedidos de impugnação ou recursos relacionados ao Ressarcimento ao SUS, sem sair dos seus sistemas de gestão.

O cadastramento se dará de duas formas: para manter o acesso comum através da nova interface, o representante legal deve acessar o Portal Operadoras e cadastrar os usuários que terão acesso ao Protocolo Eletrônico; já para as operadoras que se interessarem em integrar seus sistemas diretamente com as APIs, o representante legal deve acessar o Portal Operadoras e cadastrar os usuários que terão acesso à Área do Desenvolvedor e, em seguida, cadastrar as aplicações das operadoras que terão acesso às APIs.

Em breve, o Protocolo Eletrônico incluirá também outros processos regulatórios e outros grupos de APIs serão disponibilizados na Área do Desenvolvedor, de forma a permitir a integração progressiva dos sistemas das operadoras com os da Agência.

Agenda

15/05/2018 – Início do cadastramento de usuários do Protocolo Eletrônico e da Área do Desenvolvedor, no Portal Operadoras;
01/06/2018 – Disponibilização da Área do Desenvolvedor para uso pela equipe de TI das operadoras interessadas em construir serviços de consultas e petições online, no ambiente de homologação;
01/08/2018 – Lançamento do Protocolo Eletrônico e do Espaço do Desenvolvedor (manutenção do Persus 1.0 e início da operação do Persus 2.0);
03/09/2018 – Desativação do Persus 1.0.

*Informações da ANS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *