Pesquisas com células-tronco e suas aplicações na medicina são tema de debate na Câmara

Por em novembro 20, 2017

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática debate nesta quarta-feira (22) as pesquisas com células-tronco e suas aplicações na medicina no Brasil. O debate atende a requerimento do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

O parlamentar entende ser importante dar atenção à “medicina regenerativa”, que procura controlar e ampliar a capacidade natural de reconstrução de tecidos. Para ele, diante da evolução demográfica do Brasil, “são essenciais as terapias capazes de preservar, melhorar elou restaurar as funções teciduais”, afirma.

“Estima-se que nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil ultrapasse os 30 milhões (13% da população), com a elevação dos gastos em assistência médica, que têm como principais responsáveis as doenças degenerativa”, afirma.

Foram convidados: 

– o ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros;
– o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gildásio de Cerqueira Daltro;
– a professora do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alice Teixeira Ferreira;
– a professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Claudia Maria de Castro Batista; e
– a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz.

O debate será realizado ás 11h30, no plenário 13.

*Informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *