Parecer CFM orienta sobre o uso do colírio de soro autólogo

Por em Janeiro 12, 2018

O uso terapêutico do colírio de soro autólogo é reconhecido cientificamente e possui eficácia comprovada. A orientação consta no Parecer número 40/2017, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O colírio de soro autólogo é um produto derivado do sangue. O processamento e a disponibilização farmacêutica do colírio de soro autólogo são regulados por leis governamentais na maioria dos países. A Portaria Ministerial nº 158, de 4/2/2016, que trata da regulamentação do uso e manuseio do sangue e seus derivados, define os componentes sanguíneos especiais (art. 5º, inciso VII) dentre os quais se enquadra o colírio de soro autólogo.

De acordo com o documento, o uso terapêutico do colírio de soro autólogo no tratamento de desordens da superfície ocular tem sido cada vez mais empregado pela comunidade oftalmológica de todo o mundo. Portanto, essa terapêutica é reconhecida cientificamente e possui eficácia e segurança comprovadas. No entanto, como o colírio não se encontra disponível comercialmente, o acesso a este é dificultado pelo custo e pelo inconveniente da necessidade de doação do sangue e de seu processamento para a confecção do colírio de soro autólogo.

Portanto, como já referido, é necessário o seu cumprimento no que compete ao procedimento em questão, desde a seleção do doador de plasma, no caso o paciente, a coleta, o processamento, a estocagem e a liberação do produto. Para tanto recomenda-se a observação ao disposto na Portaria Ministerial nº 158/2016, com o objetivo de aperfeiçoar a eficácia terapêutica e a segurança do produto.

Para ler o Parecer na íntegra, clique aqui.

*Informações do CFM

Um comentário

  1. roberto pereira tavares

    27/02/2018 at 22:16

    Minha Esposa NEUSA HELENA GLAVAM TAVARES, paciente de SINDROME DE JOGREN, usava regularmente com melhora expressiva , o COLIRIO DE SORO AUTÓLOGO.Primeiro , ficou proibido no EMOSC FLORIANÓPOLIS , que o faziam maravilhosamente, depois passamos à ir regularmente à Cidade de Joinville SC no Laboratório GHANEM, COM O MESMO SUCESSO. Hoje liguei para eles, para irmos amanhã fazer, nos informaram que não mais estão produzindo. Eu e Minha Esposa, estamos desesperados, visto que, somente esse colirio produz efeito positivo nela, mas NENHUM OUTRO, foi tentado quase todos os colírios fabricados no Brasil, sem sucesso.
    O que fazemos agora???????? Vamos autorizar URGENTE, novamente a ser feito, pois não somente ela está sem, uma porção de pacientes ficaram sem poder usar esse importante medicamento.Obrigado.Florianópolis SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *