Parecer do CFM dispõe sobre procedimento de anuloplastia

Por em setembro 6, 2017

A anuloplastia é mais conhecida e também designada como IDET (Intradiscal Electrothermal Therapy, Terapia Eletrotérmica Intradiscal). Trata-se de procedimento considerado minimamente invasivo à coluna vertebral que consiste na punção percutânea do disco intervertebral lombar comprometido em decorrência de processo degenerativo.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e o Programa de Saúde e Assistência Social (Plan-Assiste) solicitaram parecer quanto ao procedimento anuloplastia ser considerado experimental ou não, considerando o teor do Parecer CFM nº15/2006 que conclui pelo caráter ainda experimental da nucleoplastia discal e mediante fundamentação que parece aplicar-se igualmente à anuloplastia discal, tendo em vista correlação aproximada existente entre os princípios das técnicas empregadas por ambas.

De acordo com o entendimento do CFM, enquanto não se dispuser de estudos clínicos comparativos, prospectivos, randomizados controlados e de maior evidência na literatura, comparando a anuloplastia com outras modalidades cirúrgicas, conclui-se pelo caráter experimental da anuloplastia, devendo seguir as normas estabelecidas pelo sistema CEP/Conep.

Para ler o Parecer na integra, clique aqui.

*Informações do CFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *