Nova gestão do Cremesp dá posse à sua diretoria

Por em outubro 30, 2018


 Amaral, Curi,  Zago, Tschuiya, Ribeiro, Baratella e Ferreira participaram da mesa

Os novos diretores do grupo de conselheiros eleitos para a gestão do Cremesp tomaram posse em cerimônia realizada no dia 18 de outubro, na presença de autoridades, no Auditório Rebouças, na Capital. O evento contou com transmissão ao vivo pelo YouTube e está disponível no link goo.gl/rqai46. A posse, realizada no Dia do Médico, celebra os anseios dos médicos, que elegeram a Chapa 6 – Mudança Já!, justamente em um momento conturbado do cenário brasileiro e que também atinge a área da Saúde.


Discurso do novo presidente do Cremesp, Mario Jorge Tschuiya

“Nossa campanha, durante a eleição do Cremesp, já tinha por objetivo atender às expectativas dos médicos neste momento difícil pelo qual atravessamos no País. A Medicina nunca teve uma evolução tão grande e, ao mesmo tempo, o atendimento nunca viveu uma situação tão grave de empobrecimento”, disse em seu discurso o presidente do Conselho, Mario Jorge Tsuchiya. Ele destacou que sua gestão será de aproximação com o médico e a sociedade, pela assistência médica adequada e melhor formação técnica possível, beneficiando a população.

“Centraremos esforços em transformar nosso ideal de campanha em realidade, combatendo a mercantilização da Medicina e a má formação, que influenciam diretamente a má relação com o paciente. A união e harmonia de nosso grupo possibilitarão nossa empreitada e o sonho de contribuir em prol da sociedade paulista”, afirmou. Tsuchiya dividiu com os presentes a leitura do poema Desiderata (do latim, “coisas desejadas”), do escritor americano Max Ehrmann, reunião de sábios conselhos, conhecido mundialmente por suas ideias precisas e profundidade do conteúdo.

Autoridades

Além dos conselheiros, estiveram presentes o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Antonio Zago, representando o governador; o secretário adjunto de Saúde do Município de São Paulo, Eduardo Ribeiro, representando o secretário municipal; o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) por São Paulo, Jorge Carlos Machado Curi; o presidente da Academia de Medicina de São Paulo, José Roberto de Souza Baratella; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; e o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, que integraram a mesa da sessão solene, entre outras autoridades.


Novos conselheiros do Cremesp: Filho, Neto, Almeida, Chammes, Salvador, Criscuolo, Gonzalez, Quevedo e Lan

“Estamos passando por um momento de turbulâncias no País e necessidade de mudanças. A eleição da Chapa 6 mostrou claramente que esse cenário se reflete na Medicina. Atuar no interesse do paciente é o motivo da renovação”, disse Ferreira, presidente da AMB. Já Curi, do CFM, apontou que apesar da onda de violência, a principal preocupação do brasileiro é com a Saúde, tanto no setor público quanto privado. “A culpa não é só dos gestores, mas de nós, como sociedade, de aceitarmos este desafio e mostrar que a Saúde esteja no seu devido patamar”, disse. O secretário adjunto municipal de Saúde concordou com Curi: “O Cremesp, com seus mais de 130 mil médicos (1/3 dos profissionais atuantes no País), é a entidade que nos une e valoriza a normatização da atuação, visando à promoção das condições de vida e saúde da população. A classe médica tem um papel relevante na moralidade e na ética da Saúde brasileira”, ressaltou.


Vice-presidente do Cremesp, Abramovich, entregando o Certificado de Posse à Lunardi

“Sabemos o quanto a qualidade de vida da população se deve à dedicação dos médicos. Somos guardiões das tradições éticas na Saúde. E nesses 30 anos da Constituição Federal, em que foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), não podemos deixar de enfatizar sua característica única no mundo, de abrangência e inclusão, apesar de todos das críticas pontuais ao sistema. O País pede respeito aos seus valores fundamentais. E o que se apresenta como crise política e econômica, tem nome: crise ética”, enfatizou Zago em seu discurso.

Homenagem

Durante a cerimônia, os conselheiros ainda fizeram uma homenagem aos médicos, nas figuras do acupunturista Hong Jin Pai e do anestesiologista Fauze José Daher.

Assista à transmissão do evento no YouTube
Confira as fotos do evento em nossa galeria

(Informações do Cremesp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *