- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
Nova edição da revista de humanidades está disponível on-line
Está disponível na plataforma on-line de publicações do Conselho Federal de Medicina (CFM) a quarta edição de “Medicina CFM – Revista de humanidades médicas”. Em destaque, a reportagem “O paciente, o médico e o espelho” traz uma reflexão sobre o conceito de autoimagem e as repercussões que as alterações do corpo provocam sobre o paciente e o processo de cura.
O impacto da tecnologia também é tema tratado em duas reportagens. Em “O delicado equilíbrio entre a arte e a técnica”, discutimos se o arsenal tecnológico que avança a cada dia (inovações em exames de imagem, engenharia genética e transplantes de órgãos) estaria suprimindo o raciocínio clínico. O leitor acompanhará os debates que conduzem à seguinte reflexão: há dicotomia entre inovação e humanização? Também falamos de tecnologia quando o assunto é medicina do esporte. Na reportagem “Quando a medicina leva ao podium”, tratamos das contribuições que a medicina trouxe para a prática desportiva, mostrando a parcela de sua responsabilidade na construção de resultados e campeões.
Outra frente desbravada nesta edição de Medicina CFM foi o debate realizado sobre a dura realidade do assédio sexual não só na sociedade, mas também no ambiente médico e hospitalar. Na seção Painel, experientes profissionais foram convidados a traçar o perfil desse fenômeno silencioso e infelizmente corrente.
Para ler a revista, acesse: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index3/
A revista também pode ser lida diretamente na tela de dispositivos móveis, tablets e smartphones que utilizam os sistemas operacionais Android e IOS. Saiba mais sobre a ferramenta e o passo-a-passo para instalação em http://goo.gl/w8L2mM