Nova edição da Revista Bioética traz editorial sobre mistanásia x qualidade de vida

Por em junho 24, 2019

Está disponível na plataforma on-line CFM Publicações a nova edição da Revista Bioética. Com 20 artigos em português, inglês e espanhol sobre bioética e ética médica, a publicação nº 2, volume 27 é a segunda lançada em 2019. O editorial da Revista, de autoria do editor geral, Sidnei Ferreira; e da editora científica, Dora Porto, aborda o tema mistanásia x qualidade de vida.

O texto faz uma análise sobre a morte ocorrida antes da hora, por omissão de socorro, erro ou imperícia e a batalha atual pelo não envelhecimento. O artigo analisa também a obstinação diagnóstica e terapêutica em prolongar a vida, com citação do artigo Distanásia: Até quando investir sem agredir?, do especialista em bioética Leo Pessini.

Na análise sobre o assunto, o padre e filósosofo aponta que a aceitação e a compreensão da morte seriam partes integrantes do objetivo principal da medicina: a busca da saúde. Acesse aqui a íntegra do artigo, publicada na edição nº 1 do vol. 4, de 1996.

Temas abordados na edição – Dos 20 artigos publicados, a nova edição da Revista Bioética traz temas como Segurança do paciente e os direitos do usuárioPlanejamento para famílias homoafetivas: releitura da saúde pública brasileiraFases psicológicas de gestantes com HIV: estudo qualitativo em hospital, entre outros assuntos. Leia aqui a edição eletrônica da publicação.

*Informações do CFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *