Mortes em cirurgias de lipoaspiração serão debatidas por duas comissões

Por em dezembro 4, 2017

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Seguridade Social e Família da Câmara debatem nesta terça-feira (5) o tema “ intercorrências e óbitos em consequência da lipoaspiração”, a pedido das deputadas Carmen Zanotto ( PPS/SC), Pollyana Gama (PPS-SP) e Shéridan (PSDB/RR).

Segundo Pollyana Gama, não são raras as histórias de pessoas que tiveram paradas cardíacas ou reações adversas aos anestésicos e que acabaram não saindo vivas da mesa de cirurgia após uma lipoaspiração.

“As complicações graves, como tromboembolismo pulmonar, perfuração de vísceras, hipotensão, choque e até morte, são descritas com maior frequência nas lipoaspirações realizadas sob anestesia geral e sedação profunda”, diz a deputada, para quem a única maneira de estabelecer medidas de prevenção é conhecer a fundo os problemas que ocorrem.

Convidados
Foram convidados para o debate a representante do Conselho Federal de Medicina, Rosylane Nascimento das Merces Rocha; o dermatologista Érico Pampado Di Santis; o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves; e a pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil Daniela Panchito.

A audiência está marcada para as 14h30, em plenário a ser definido.

*Informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *