Médicos e juristas debatem autonomia da vontade no final da vida

Por em outubro 20, 2015

O IUC (Instituto Uniceub de Cidadania) realiza seu primeiro seminário acadêmico, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, às 19h30. Intitulado “A Dignidade na Morte: Limites e Possibilidades”, irá debater com os meios jurídico e médico a autonomia da vontade no final da vida. Eutanásia, cuidados paliativos, pacientes terminais entre outros tópicos fazem parte da programação, que conta com palestrantes como os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Carmen Lúcia, o jurista Ives Gandra da Silva Martins, o presidente do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg, entre outros estudiosos. O acesso ao evento, realizado no auditório da Faculdade de Direito do Uniceub, em Brasília, é gratuito.

O enfoque constitucional da dignidade na morte e o Poder Legislativo, o último recurso, o gerenciamento do fim da vida: aspectos psíquicos e jurídicos, o fim da vida como ele é e o papel do Poder Judiciário são os temas que nortearão os painéis de discussões. O evento acontecerá em dois dias consecutivos, sempre a partir das 19h30. As mesas de debates serão moderadas por personalidades do meio jurídico e acadêmico: o ministro do STF Marco Aurélio Mello, o ex-presidente do STF ministro Carlos Ayres Britto, o promotor Diaulas Ribeiro e a doutora Déborah Duprat.

O tema escolhido para o primeiro evento acadêmico do IUC é bastante provocador e traz à tona pluralidade de conceitos e de enfoques que atingem a trajetória de todos.  O IUC foi fundado no dia 07 de outubro para realizar debates acadêmicos e projetos sociais que mobilizem a opinião pública em torno da ética, da solidariedade e da cidadania. A entidade é presidida pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello. É composta por um núcleo executivo, um conselho acadêmico e um conselho consultivo. Entre os conselheiros consultivos estão o navegador Amyr Klink, a senadora Ana Amélia (PP-RS), o ministro do TCU Augusto Nardes, a atriz Adriana Nunes, o historiador Marco Antonio Villa e a jornalista Dad Squarisi.

O Conselho Acadêmico é integrado pelo filósofo Danilo Marcondes, pelo jornalista Eugênio Bucci, pelo constitucionalista Eduardo Mendonça, o advogado Daniel Sarmento, a pesquisadora da UnB Débora Diniz e pela procurador-geral adjunta do DF, Tatiana Muniz.

Seminário A DIGNIDADE NA MORTE: LIMITES E POSSIBILIDADES
Data: 21 e 22 de outubro, quarta e quinta-feira, das 19h30 às 22h30
Local: Auditório da Faculdade de Direito do Uniceub, Bloco 3, Campus da Asa Norte, SEPN 707/907, Brasília – DF
Inscrições: www.uniceub.br

Entrada Gratuita
Censura Livre

*Informações do IUC – Instituto Uniceub de Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *