Juíza publica artigo sobre bioética e judicialização

Por em julho 7, 2017

Foi publicado, no site do TJDFT, o artigo “Considerações sobre os dilemas da bioética e da judicialização da saúde no Brasil”, de autoria da juíza Oriana Piske, do 4º Juizado Especial Cível de Brasília. O artigo foi co-escrito por Caroline Piske de Azevêdo Mohamed, mestra em Ciências da Saúde; Ana Cristina Barreto Bezerra, pós-doutora em Odontologia; e Dirce Guilhem, pós-doutora em Bioética e Ética na Investigacão em Seres Humanos.

O estudo buscou “analisar os desafios da Bioética e da judiciação da saúde no Brasil e apresentar sugestões para reduzir este fenômeno”. Foram analisadas a aliança entre a Bioética e os direitos humanos, como uma “nova forma de humanismo, que reconhece os componentes biológicos e éticos da natureza humana”, assim como a universalidade do Sistema de Saúde brasileiro e a consideração do direito individual sem detrimento do coletivo.

O texto está disponível no link Artigos, que pode ser acessado pela intranet, clicando inicialmente no link “publicações”, localizado na página principal da intranet.

Oriana Piske é Juíza de Direito do TJDFT, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especializações em: Teoria da Constituição; Direito do Trabalho; e Direito Civil-Constitucional pelo UNICEUB (Centro Universitário de Brasília).

*Informações do TJDFT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *