- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
Inquérito civil vai apurar prevenção e combate à dengue em 40 municípios de SP
O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para acompanhar as medidas de prevenção e combate à dengue adotadas pelos 40 municípios da Subseção Judiciária de Jales, no interior de São Paulo. O procedimento também irá apurar o tratamento que vem sendo dado aos pacientes com suspeita ou comprovação da doença. Em todo o país, já são mais de 224 mil casos confirmados de dengue apenas neste ano, número 162% maior do que o registrado em 2014.
A gravidade e a extensão da epidemia que também atinge estas cidades tornaram necessário exigir dos poderes públicos medidas eficientes e eficazes para enfrentar o problema. Os procuradores da República Carlos Alberto dos Rios Júnior e José Rubens Plates, responsáveis pela instauração do inquérito, entendem ser fundamental que os poderes públicos adotem um controle contínuo, em caráter emergencial, a fim de combater e prevenir possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, bem como atender adequadamente aos enfermos.
Os municípios deverão informar ao MPF quantos casos suspeitos e confirmados da doença foram registrados em 2014 e 2015 e o eventual número de mortes. Também será pedido esclarecimento sobre o tratamento dispensado aos pacientes e sobre as medidas de combate e prevenção da dengue, bem como o índice de infestação atual em cada cidade. A Procuradoria questionará ainda a quantidade de recursos públicos aplicados nesta tarefa em 2014 e 2015, com discriminação da natureza e do destino das verbas.
A Subseção Judiciária de Jales é formada pelos municípios de Aparecida D´Oeste, Aspásia, Auriflama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D´Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guarani D´Oeste, Guzolândia, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Ouroeste, Palmeira D´Oeste, Paranapuã, Pedranópolis, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D´Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D´Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Suzanópolis, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia e Vitória Brasil.
(Informações da Procuradoria da República no Estado de S. Paulo)