Não Perca
- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
Fórum em 2014 poderá debater residência médica após a MP 621
Por Saúde Jur em outubro 17, 2013
O próximo Fórum Nacional de Ensino Médico poderá discutir temas como residência médica e uma avaliação inicial da implementação do programa Mais Médicos. Os possíveis temas do encontro foram indicados pelos membros da Comissão de Ensino Médico (graduação pós-graduação – residência médica – educação continuada) das Entidades Médicas Nacionais, integrada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), reunidos nesta terça-feira (15), no CFM.
A ideia surgiu da preocupação dos membros do grupo em relação aos desdobramentos da MP 621/13 no que compete à formação do médico na pós-graduação. “Estamos preocupados em como será a prestação de serviços de saúde, bem como o desenvolvimento da residência depois da implementação dessa medida do governo. Vamos discutir o que podemos esperar e o que podemos fazer”, disse o coordenador adjunto da Comissão, Henrique Batista.
De acordo com a MP, que criou o Programa Mais Médicos, a intenção é que cada médico formado tenha uma vaga em residência. Para cumprir a meta, serão consideradas as modalidades criadas em Medicina Geral de Família e Comunidade e outras de acesso direto. Os egressos do curso de medicina terão o primeiro ano da pós-graduação em atividades na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) e depois o residente poderá se especializar nas áreas específicas de clínica médica; pediatria; ginecologia e obstetrícia; cirurgia geral; psiquiatria; e medicina preventiva e social.
O próximo encontro da Comissão de Ensino Médico está previsto para 21 de novembro. O Fórum Nacional de Ensino Médico foi agendado para os dias 7 e 8 de maio de 2014. (Informações do CFM e Fenam)