FGV lança módulos gratuitos de Compliance para profissionais de saúde

Por em dezembro 15, 2020

Os centros de estudos FGVethics e FGVsaúde, em parceria institucional com o Instituto Ética Saúde, acabam de lançar o Compliance4Health, uma iniciativa compliance na formação de profissionais de saúde que visa construir uma cultura de integridade, com a disponibilização gratuita de materiais educacionais para serem integrados aos currículos das escolas de medicina do país.

O projeto foi viabilizado por meio de uma ação coletiva, com a participação ativa do IES e um conselho consultivo de 11 membros, reunindo os maiores experts no tema do país. Ao todo, mais de 50 pessoas contribuíram.

“Este é mais um passo importantíssimo rumo a mudança estrutural necessária e urgente para tornarmos o setor da saúde mais transparente e ético. Não por acaso, o Compliance4Health foi lançado no Dia Internacional de Combate à Corrupção. O Instituto Ética Saúde trabalha incansavelmente, há mais de 5 anos, como agente de transformação cultural e sempre considerou primordial que o Compliance seja disciplina na formação dos profissionais de saúde”, comemora o executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa.

O objetivo dos módulos educacionais é auxiliar professores universitários das faculdades de medicina na preparação de aulas sobre 1) Corrupção e Anticorrupção, 2) Compliance e 3) Cultura Organizacional. O conteúdo foi desenvolvido por mais de 60 atores do setor da saúde (docentes, médicos, especialistas em compliance, executivos, agentes públicos, entre outros).

O material didático foi desenvolvido para ser disponibilizado gratuitamente e para servir como unidades autônomas de ensino, permitindo que os docentes escolham o que usar nas suas disciplinas, sejam elas disciplinas já existentes ou novas disciplinas que poderão ser criadas para utilização do material didático, visando assim atender às necessidades individuais de cada docente.

“A faculdade de Medicina da USP já anunciou a criação de uma disciplina eletiva sobre compliance no currículo dos futuros médicos, que fará uso do material didático disponível no Compliance4Health”, conta a coordenadora do FGVethics (Ética, Transparência, Integridade e Compliance) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), Ligia Maura Costa.


Acesse o material didático.

*Informações da Revista Medicina S/A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *