Especialistas elaboram orientações práticas para enfrentamento à resistência aos antibióticos

Por em Fevereiro 6, 2018

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, participou, nesta semana, do quinto do encontro do Interagency Coordination Group on Antimicrobial Resistance (IACG), rol de especialistas que elaboram orientações práticas para uma ação global, eficaz e sustentável de enfrentamento à resistência aos antimicrobianos, levando em consideração o Plano de Ação Global sobre Resistência Antimicrobiana. Realizado em Bangkok, Tailândia, este encontro teve como foco o tema “Making the World Safe from the Threats of Emerging Infectious Diseases (Tornando o mundo seguro contra as ameaças de doenças infecciosas emergentes)”.

“Este grupo de especialistas trabalha para completar, em 2018, um relatório que aponte que iniciativas as diversas agências devem adotar para coordenar melhor seus esforços, apoiar os países e fazer frente, efetivamente, a esta ameaça global que é a resistência aos antibióticos”, destaca Jarbas Barbosa.

Nesta reunião em Bangkok, as discussões giraram em torno de questionamentos variados: “Como o IACG funcionará durante 2018 para produzir recomendações substanciais até 2019?”, “Olhando para o relatório final – que tipo de recomendações o IACG produzirá?”, e “Trabalhando em conjunto para uma resposta pandêmica equitativa: qual o papel das parcerias inovadoras na proteção das populações mais vulneráveis contra os surtos de doenças?”.

“O crescimento da resistência, pelo uso inadequado de antibióticos, seja na saúde humana, seja na saúde animal, tem feito com que se ponha em risco, caso essa tendência não seja revertida, as principais conquistas que nós tivemos na luta contra as doenças infecciosas”, acrescenta Jarbas Barbosa.

Para formar o IACG, uma das deliberações da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a resistência antimicrobiana, realizada em 21 de setembro de 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) delegou para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) a criação desse grupo de peritos. A equipe é presidida conjuntamente pelo Gabinete Executivo do Secretário-Geral da ONU e pela OMS.

Convidado pela ONU, Jarbas Barbosa é o único especialista da América do Sul a integrar o IACG.

*Informações da Anvisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *