Defensoria e Cremerj fiscalizam Hospital Federal de Bonsucesso nesta segunda-feira

Por em abril 24, 2017

A Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) realizarão nesta segunda-feira (24) uma vistoria conjunta no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) para avaliar as condições da emergência e do setor oncológico da unidade de saúde.

Esta inspeção tem por finalidade colher informações visando responder a ofício da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sediada em  Washington, Estados Unidos, que, em razão de denúncia realizada pela DPU, indaga a atual situação do HFB.

Segundo o que já foi apurado, há em curso um desabastecimento generalizado de insumos e medicamentos, sobretudo os oncológicos, o que vem determinando a interrupção de mais de 50% dos tratamentos de câncer.

Como se trata de unidade médico-hospitalar, não será possível aos jornalistas acompanharem o procedimento de vistoria. Entretanto, ao final (previsto para as 11 horas da manhã), o defensor publico federal Daniel Macedo, titular do 2º Ofício Regional dos Direitos Humanos (DRDH) da DPU/RJ, e o presidente do Cremerj Nelson Nahon, estarão à disposição para apresentar a situação encontrada no HFB, bem como responder às demandas daqueles que estiverem presentes no local.

Ainda neste ciclo de avaliação do sistema de saúde no Rio de Janeiro estão previstas vistorias conjuntas da DPU com o Cremerj no Hospital do Andaraí e no Hospital Cardoso Fontes, nos dias 03 e 05 de maio, respectivamente.

*Informações da Defensoria Pública da União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *