Cremesp publica livro sobre Ética e HIV/Aids

Por em Abril 16, 2018

Ética HIV/Aids – Uma epidemia que se sustenta é o mais novo livro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). A publicação foi lançada nesta sexta-feira (13/04), na sede localizada na Rua Frei Caneca, em São Paulo.

O livro aborda a epidemia da Aids no Brasil, trazendo como tema principal dúvidas e conflitos que surgiram no exercício da Medicina junto aos portadores de HIV/Aids. O Cremesp vem mantendo-se sempre atento aos conflitos éticos vinculados à doença, inclusive os decorrentes das novidades do tratamento.

Apesar dos enormes avanços em seu tratamento, o atual estágio da doença continua colocando novos dilemas e desafios para a prática médica. Por isso, Ética HIV/Aids – Uma epidemia que se sustenta revisa e atualiza o primeiro livro Aids e Ética Médica, publicado pelo Cremesp em 2001.

“Essa obra é um esforço conjunto de 18 colaboradores, que trabalharam muito para a publicação deste livro. O Cremesp acredita que podemos inovar e melhorar a cada dia, e esta obra vem nesse sentido, trazendo uma contribuição para todo nosso estado e país, com referências no tratamento da epidemia de HIV/Aids, desbravando esse assunto que ainda irá avançar,” destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.

O coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e um dos organizadores do livro, Reinaldo Ayer de Oliveira, falou sobre a importância das publicações do Cremesp para a categoria e literatura médicas. “Propiciar reflexões sobre temas importantes para a Medicina é fundamental para a evolução dos estudos na área da saúde,” comentou Oliveira.

Sara Romero da Silva, técnica da equipe de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual de DST/AIDS, também organizadora e autora da obra, embasou sua fala, ressaltando a importante evolução no tratamento de HIV/ Aids e a importância de abordar questões éticas, necessárias para a prática da Medicina nesta área de atuação. “Esse livro traz informações fundamentais sobre direitos dos portadores do vírus e deveres dos profissionais de saúde que atuam neste campo e as atualizações encontradas são importantes para continuarmos evoluindo. Estou orgulhosa, pois esse trabalho foi uma ótima oportunidade para debater o assunto, agradeço o apoio do CRM,” concluiu Silva.

“A discussão do HIV/Aids vem crescendo de uma forma muito rica e importante para evoluirmos ainda mais. É muito bom estar aqui hoje, o apoio do Cremesp é fundamental para que possamos avançar juntos nessa causa, transformando a realidade das pessoas portadoras do vírus,” destacou Maria Clara Gianna, Diretora Técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP.

Também estavam presentes à mesa de lançamento, Renato Françoso Filho, vice-presidente do Cremesp; Bráulio Luna Filho, o primeiro secretário, Marcos Boulos, conselheiro e diretor da Divisão da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP; e Rosa de Alencar Souza, coordenadora-adjunta do Programa Estadual de DST/Aids.

Um pouco sobre o livro

Trata-se de uma publicação dirigida a médicos, profissionais de saúde, serviços, membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) e meios de comunicação e vem se somar aos esforços de toda a sociedade no enfrentamento da epidemia do HIV e da Aids.

Experiência e conhecimento acumulados nesses mais de 35 anos são bastante vastos e abrangem variedade de temas éticos, técnicos e jurídicos que revelam o quanto os profissionais, as pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids, os conselhos profissionais, os gestores e a sociedade como um todo estiveram e estão empenhados em se debruçar sobre os novos dilemas e problemas colocados pela Aids, dos mais simples até os mais controversos e polêmicos.

Serviço:

Interessados em receber a obra devem entrar em contato com a Biblioteca do Cremesp, pelo telefone (11) 4349-9982.

*Informações do Cremesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *