Cremesp promove evento sobre a importância do prontuário eletrônico

Por em Maio 15, 2018

Novo módulo do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) foi realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), ontem (14/05), no Hospital Regional de Franca, interior paulista, com o tema Prontuário Eletrônico.

A importância do prontuário como instrumento valioso para o ensino, pesquisa, serviço de saúde pública e defesa médica foram os assuntos abordados durante a palestra, ministrada por Aizenaque Grimaldi de Carvalho, vice-corregedor do Cremesp. Segundo Carvalho, este documento é um recurso de proteção, tanto para os médicos quanto para os pacientes. “O prontuário é um instrumento de defesa legal, e o que não está explícito nele não pode ser provado”, conclui.

Momento Ético

O momento ético ficou por conta do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que discorreu sobre a responsabilidade do Cremesp com o trabalho do médico, bem como a atividade de fiscalizar e manter a qualidade da boa Medicina. “Nós, médicos, temos um papel fundamental para com a sociedade, por isso, devemos atuar embasado na ética médica, e desenvolver nosso trabalho de uma maneira efetiva. O Conselho atua na defesa da ética e na valorização profissional do médico, assim, melhorando as condições de bem-estar e de saúde de toda a população”, ressaltou o presidente do Cremesp.

Além disso, Camarim falou sobre o Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina e também outras ações que o Conselho vem promovendo, como a campanha contra a violência a médicos e demais profissionais de saúde. Também destacou a moratória do Ministério da Educação (MEC), que proíbe a abertura de novos cursos de Medicina e outros projetos que a atual diretoria vem desenvolvendo.

Também participaram do encontro, o delegado superintendente e o delegado superintendente adjunto de Franca, Carlos Riad Aoude e Ulisses Martins Miniccucci, respectivamente; Chafi Facuri Neto, presidente do Hospital Regional de Franca; e Marcelo Alves Cruz, diretor clínico e técnico do Hospital Regional de Franca.

A coordenação geral dos PEMCs é de Gaspar de Jesus Lopes Filho e Luiz Alberto Bacheschi. A coordenação deste módulo foi de Lavínio Nilton Camarim.

Sobre o PEMC

O Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) do Cremesp é dirigido a médicos de todas as especialidades e oferece, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos profissionais, especialmente aqueles que atuam em clínica médica e generalistas, em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, prontos-socorros e programas de saúde da família. Médicos residentes e em aprimoramento profissional também participam do Programa.

*Informações do Cremesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *