Modelo de formulário de notificação de troca de plantão

Por em junho 9, 2017

A troca de plantões entre os médicos é uma prática permitida e relativamente comum nas unidades de saúde. Mas, para evitar problemas éticos e administrativos, é fundamental que os profissionais adotem alguns cuidados.

Acordada a troca entre os colegas médicos, a primeira medida necessária é notificar a diretoria ou o responsável pela escala de plantão sobre a substituição a ser feita. A notificação deve ser feita por escrito e os médicos substituto e substituído devem guardar uma cópia desse documento.

O acordo firmado entre o médico que fará o plantão e o que será substituído também deve ser registrado por escrito e a cópia do documento deve ser guardada por ambos.

Essas medidas são necessárias para a defesa dos médicos em casos, por exemplo, de denúncias de falta ao plantão. O Cremego orienta os médicos a ficarem atentos a essas normas, pois, frequentemente, o Conselho tem recebido queixas de diretores de unidades de saúde contra médicos que não teriam cumprido a escala de plantão, quando, na verdade, esses profissionais tinham combinado a troca do expediente com colegas que não compareceram ao trabalho.

Cremego sugere modelo de formulário de notificação de troca de plantão

Confira o modelo de formulário sugerido pelo Cremego para a notificação de troca de plantões médicos em unidades de saúde.

.

NOME DA UNIDADE DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

COMUNICADO DE TROCA DE PLANTÃO MÉDICO

Eu,_______________________________________________________, comunico que o plantão do dia _______/_______/_______, no horário das ________ às _______ horas, na Especialidade _________________________________, estará sob a responsabilidade do(a) médico (a) ___________________________________ _____________________________, integrante do corpo clínico da unidade, que me substituirá, com aquiescência prévia do Diretor Técnico da Unidade.

Informo ainda que ficarei responsável pelo plantão do dia _______/_______/_______, no horário das ________às_______horas ou em data a ser definida.

___/___/_____

___________________________________________

Assinatura e carimbo do médico plantonista substituído

___________________________________________

Assinatura e carimbo do médico plantonista substituto

___/___/_____

________________________________

Assinatura e carimbo do Diretor Técnico

(1ª via: diretor técnico; 2ª via: médico substituído; 3ª via: médico substituto)

.
(Informações da Fenam e Cremego)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *