CNRM aprova matriz de competência de Cirurgia Geral

Por em outubro 27, 2017

Nos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu a plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, (DF). Representando a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), estavam o diretor de Formação Profissional Residência Médica e Educação Permanente da entidade, dr. José Antônio Romano, e o presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares, dr. Adhemar Figueiredo.

Dentre os assuntos abordados, destaca-se para a aprovação do Regimento Interno da CNRM e da matriz de competências de Cirurgia Geral apresentada pelo Colégio Brasileiro dos Cirurgiões. Dessa forma, a residência dessa área, a partir de 2019, terá duração de três anos.

Para o diretor da FENAM, essa aprovação é resultado de extenso trabalho. “Em 2016, a FENAM defendeu também o programa de extensão de Residência Médica de Cirurgia Geral de dois para três anos, conforme pedido pelo Colégio Brasileiro dos Cirurgiões”, afirma.

De acordo com Romano, as matrizes de competência norteiam a Residência Médica, ou seja, elas definem quais os caminhos que o residente irá passar para se especializar. “A aprovação das matrizes unifica e dá um direcionamento para que os residentes saiam aptos com todas as competências, igualmente em todas as regiões do país”, explica. Além disso, o diretor considera que a aprovação da matriz traz uma segurança para os residentes e ajuda no processo pedagógico.

Além de Romano e Figueiredo, estava presente o diretor administrativo do Sindicato dos Médicos do Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS), Dr. Maurício Ocariz, que também é representante da Comissão Municipal de Residência Médica de Campo Grande.

Romano acredita ser muito importante a participação dos sindicatos médicos nas plenárias da CNRM, porque assim todos podem colaborar para o avanço da Residência Médica no Brasil.

Congresso Nacional dos Médicos Residentes

Romano lembrou ainda a importância da participação dos médicos residentes no 51º Congresso Nacional dos Médicos Residentes, que irá acontecer nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no auditório do Conselho Regional do Rio de Janeiro (CREMERJ). “A participação de todos os médicos residentes é fundamental, porque é um fato histórico já que a Associação Nacional de Médicos Residentes completa 50 anos”, declara.

O diretor diz ainda que a FENAM está participando ativamente do evento. “Nós da FENAM estamos de corpo e alma nessa atividade, consideramos importante para a Residência Médica brasileira”, completa.

A CNRM tem 40 anos, ou seja, depois de dez anos de luta da ANMR surgiu a CNRM.

*Informações da Fenam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *