Ciência e Tecnologia aprova número único para ouvidorias do SUS em todo o País

Por em junho 11, 2013

A Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou o Projeto de Lei5028/13, do deputado Décio Lima (PT-SC), que determina a adoção de um número único para as ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.

A direção do Sistema Único de Saúde ficará obrigada a prestar apoio às ouvidorias descentralizadas, de modo a facilitar o recebimento e o processamento das reclamações. Hoje, o Ministério da Saúde oferece o Disque Saúde 136 para a Ouvidoria do SUS.

A relatora na comissão, deputada Margarida Salomão (PT-MG), apresentou emenda para deixar a critério da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a escolha dos três dígitos do número único para as ouvidorias.

Segundo ela, o número 222 previsto no projeto original é tecnicamente inviável. “Os números telefônicos iniciados com o dígito ´2´ são atribuídos para assinantes residenciais e comerciais convencionais. Os números especiais de três dígitos, por sua vez, são iniciados com o dígito ´1´”, lembrou a parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. (Informações da Agência Câmara)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *