CFM selecionará artigos e banners para o IX Congresso Brasileiro de Direito Médico

Por em Abril 9, 2019

A próxima edição do IX Congresso Brasileiro de Direito Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser realizada em setembro, terá a apresentação de artigos científicos e banners. Os pedidos de inscrições dos artigos e banners poderão ser enviados entre 8 de abril a 31 de maio para o e-mail direitomedicocfm@portalmedico.org.br. Os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do Congresso.

Os artigos deverão ser inéditos e tratar da relação entre Direito e Medicina, não sendo admitidos textos exclusivamente jurídicos ou médicos. As regras serão as mesmas estabelecidas nas Normas Editoriais da Revista Bioética, disponíveis no site revistabioetica.cfm.org.br. O artigo, que deverá ser enviado nos formatos PDF e word, poderá ter até três autores, sendo dois, no mínimo, estudantes universitários. No caso de artigos individuais, apenas estudantes poderão enviar propostas.

Serão escolhidos os dez melhores artigos. Na solenidade de encerramento do Congresso de Direito Médico, os resumos dos artigos e os nomes dos autores serão mencionados. Em seguida, haverá a entrega dos certificados de Honra ao Mérito aos autores presentes.

A escolha dos melhores textos será feita por três membros participantes ou nomeados pela Comissão de Direito Médico do CFM,  que levarão em conta critérios de seleção como a existência de plágio, os aspectos metodológicos, a delimitação do objeto e objetivos dos artigos, a linguagem adotada, entre outros.

Ocorrerá reprovação quando houver plágio, quando o autor não observar as normas editoriais da Revista Bioética e do Regulamento, quando o artigo não obtiver nota mínima igual a cinco ou quando não for classificado entre os dez primeiros artigos. Havendo empate, serão declarados vencedores todos os artigos empatados, podendo o número de artigos vencedores ser superior a dez.

O resultado dos dez artigos selecionados será divulgado no dia 15 de agosto, até às 18h, no site www.eventos.cfm.org.br, e enviado por e-mail para os candidatos participantes. Mais informações podem ser acessadas no Regulamento do Concurso de Artigos Científicos, que pode ser acessado aqui.

Banner – O IX Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM, a ser realizado nos dias 4 e 5 de setembro, também vai contar com a apresentação de banners, que são pôsteres em que os autores apresentam resumos de pesquisas ou atividades de extensão universitária ou de relatos de experiências de grupos, que estejam relacionados ao Direito Médico.

Assim como os artigos científicos, os resumos dos banners deverão ser enviados de 8 de abril a 31 de maio para o e-mail direitomedicocfm@portalmedico.org.br. Os pôsteres deverão estar relacionados ao Direito Médico. O autor, ou autores, deverão enviar o resumo da pesquisa com introdução, objetivos, justificativa e o layout do banner. Também deverão se inscrever no IX Congresso Brasileiro de Direito Médico, cujas inscrições serão abertas futuramente. O certificado de participação só será entregue se pelo menos um dos autores participar do evento.

A avaliação dos trabalhos será realizada pelo Comitê Científico, formado por membros da Comissão de Direito Médico do CFM, que usará entre os critérios de avaliação a adequação ao tema do congresso, a relevância, atualidade e natureza inovadora da proposta e a adequação conceitual e metodológica. A relação dos banners escolhidos será divulgada no dia 15 de agosto, até as 18h, no site www.eventos.cfm.org.br, e enviada por e-mail aos candidatos participantes.

Os banners serão expostos no dia 4 de setembro, durante a realização do IX Congresso de Direito Médico. O autor deverá ficar junto ao banner das 13h30 às 18h desse dia. O CFM entregará um certificado impresso por trabalho aprovado, onde constarão os nomes de todos os autores, coautores e orientador.

Mais informações, como o tamanho e formatação do banner, podem ser acessadas nas Regras para submissão de trabalho científico do IX Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM, que pode ser acessado aqui.

*Informações do CFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *