- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
CFM faz alerta sobre a privação do direito à saúde
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde (07 de abril), os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM e CRMs) alertam a sociedade sobre a privação de direitos e reivindicam o direito constitucional à Saúde, devido pelo Estado. Este é o destaque do Jornal Medicina edição nº 243 de 2015, que está disponível para leitura on-line.
Nas páginas centrais, o jornal analisa as perdas que tiram a eficiência da rede pública de saúde. A partir de levantamento, o CFM aponta que a defasagem na tabela SUS afeta a realização de procedimentos hospitalares em redes conveniada e filantrópica. Esta edição traz também a derrota da Portaria nº 1.253/13 do Ministério da Saúde na Câmara dos Deputados que, seguindo entendimento do CFM, aprovou a realização de mamografia bilateral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Tema de relevância para a comunidade médica e para a sociedade, a assistência psiquiátrica é abordada a partir do Parecer CFM nº 09/2015 – que orienta a internação de pacientes com problemas de drogadição ou doenças mentais, ressaltando que, em comunidades terapêuticas, somente é permitido haver internação voluntária. O Jornal Medicina levantou também perdas que hospitais psiquiátricos sofrem sem verba.
A luta das entidades médicas no Congresso Nacional pela carreira de Estado para médico pelo SUS, a adoção pela Anvisa de orientação para atuação médica em UTI Neonatal e a mobilização dos Conselho de Medicina em defesa de crianças desaparecidas são alguns dos temas ainda trabalhados no Jornal Medicina nº 243. Para ler ou baixar, clique aqui.
(Informações do CFM)