CFM debate segurança do paciente em cirurgias durante a pandemia

Por em novembro 10, 2020

Com o tema “Cirurgia Segura em Tempos de Pandemia”, a Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM promoverá no dia 12, a partir das 17:00, o próximo webinar da série Conexão CFM. O seminário on-line será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube (www.youtube.com/user/cfmedicina) e contará com a participação de três especialistas em qualidade e segurança do paciente.

O evento será aberto pelo médico Antonio Capone Neto, que abordará o tema “Equipes muito efetivas em Cirurgia Segura”. Na apresentação sobre a adoção de medidas pelos profissionais para reduzir os riscos de danos ao paciente, o ex-gerente médico de Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein falará sobre atitudes necessárias à prevenção de intercorrências relacionadas aos procedimentos.

Na sequência, Maria Isabel Correia, professora titular aposentada de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e área de atuação em Nutrição Parenteral e Enteral, analisará os desafios existentes na implantação de protocolos para uma cirurgia segura. Na apresentação, a pesquisadora deverá destacar a importância da qualidade e da abordagem nutricional para o cuidado de pacientes cirúrgicos.

Anestesia segura – O seminário virtual será encerrado com a apresentação do médico anestesiologista Enis Donizetti Silva, sobre o tema “Revisitando a anestesia em Cirurgia Segura.  Ex-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo e coordenador do Serviço de Anestesia do Hospital Sírio Libanês, Donizetti abordará condutas necessárias para redução de possíveis riscos da anestesia.

O Webinar da Câmara Técnica de Segurança do Paciente será o terceiro realizado desde o início da pandemia. Os anteriores tiveram como tema “Como manter práticas de segurança em momentos de crise”, apresentado em setembro, e “Raciocínio clínico e melhoria do diagnóstico”, exibido no mês de outubro.

Os seminários on-line tiveram 6.654 visualizações. Após a transmissão, a íntegra das conferências pode ser acessada no canal do CFM no YouTube www.youtube.com/cfmedicina.

*Informações do CFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *