Cartilha lançada pelo CFM pretende informar o paciente sobre seus direitos

Por em maio 9, 2016

Esclarecer a população sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), explicando as regras que podem garantir atendimento adequado às suas necessidades, é a proposta do Conselho Federal de Medicina (CFM) com o lançamento da cartilha “CFM informa sobre os direitos dos pacientes do SUS”.

Em linguagem acessível, diagramada no formato de gibi e dividida em tópicos, a publicação está sendo distribuída pelos Conselhos Regionais à rede pública de saúde de seus Estados.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o esclarecimento da população sobre o funcionamento do SUS, explicando-lhe as regras que podem garantir atendimento adequado às necessidades, mas também chamar a atenção da sociedade e da imprensa para as dificuldades o sistema público de saúde enfrenta no país.

Entre os pontos citados na publicação consta o direito dos pacientes ao acesso universal em todos os hospitais públicos ou conveniados ao SUS, independentemente da classe social, sexo, cor, crença, idade ou país de origem. A população também é lembrada de que todos devem receber tratamento igualitário no agendamento de exames, consultas e terapias, ou seja, não pode existir o fura-fila.

Para acessar a cartilha, na íntegra, clique AQUI.

*Informações do Cremesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *