Conselho lança Revista de Defesa da Concorrência

Por em junho 18, 2013

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade lançou a primeira edição da Revista de Defesa da Concorrência, que será editada semestralmente pela autarquia, em formato eletrônico. O objetivo da publicação é contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre defesa da concorrência e difundir conhecimento sobre o tema. A edição inaugural da Revista traz, ao total, 9 artigos, distribuídos em 3 seções: atualidades, doutrina jurídica e doutrina econômica. Alguns dos temas abordados são venda casada, pools de patentes, cartões de pagamento e cooperação internacional.

A edição pelo Cade de uma publicação periódica sobre política de defesa da concorrência teve início em 1975, com o lançamento da Revista de Direito Econômico. Em 2004, a Revista passou a ser denominada “Revista de Direito da Concorrência” e, agora, “Revista de Defesa da Concorrência”. Ao total, foram mais de 50 volumes publicados.

Em sua nova linha editorial, a Revista trará artigos que tratem do tema da defesa da concorrência sob diversas óticas – Direito, Economia, Relações Internacionais, etc. A publicação terá uma seção de atualidades e outra de doutrina jurídica e econômica. Os textos podem ser em forma de estudo doutrinário ou comentário de jurisprudência.

Para acessar a primeira edição da Revista de Defesa da Concorrência, clique aqui.

Submissão de artigos – Os artigos para a segunda edição da revista devem ser submetidos em Português, Inglês, Francês ou Espanhol, exclusivamente por meio eletrônico, até 31 de julho de 2013, pelo site www.cade.gov.br/revista. Os textos serão avaliados previamente pela equipe editorial da revista, que verificará a compatibilidade do conteúdo com a proposta da publicação, bem como a adequação quanto às normas técnicas para formatação do trabalho. Aqueles que não estiverem de acordo com o regulamento serão devolvidos aos autores, com possibilidade de reapresentação na próxima edição.

Os textos aprovados na primeira etapa serão apreciados por pareceristas especializados e externos ao Cade. Esses profissionais opinarão pela aceitação, com ou sem ressalvas, ou rejeição do artigo. Tanto o processo de submissão quanto o de avaliação dos trabalhos são feitos eletronicamente e sem a identificação dos autores (blind review).

Os critérios a serem observados pelos pareceristas são: contribuição para o conhecimento científico, consistência dos resultados apresentados e caráter inovador do trabalho. O artigo deve ser inédito e não pode estar sendo avaliado para publicação por outra revista. Além disso, os autores deverão seguir as orientações de formatação, bem como diretrizes metodológicas, disponíveis no site da Revista. (Informações do Cade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *