Bolsistas de Medicina apresentam dados preliminares de pesquisas em ética e bioética

Por em agosto 25, 2016

Contemplados às bolsas de Pesquisa em Ética Médica e Bioética – estudantes, turma 2016 – apresentaram, nos dias cinco e 12 de agosto, dados preliminares de suas pesquisas, na nova sede do Conselho Regional de Medicina, à Rua Luis Coelho.

Os participantes tiveram como plateia a banca examinadora – encabeçada por Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e Gabriel Oselka –, além de seus colegas e orientadores, que colaboraram para o aprimoramento das pesquisas, com várias sugestões e questionamentos.

Nas duas oportunidades, alunos do 2° ao 5° ano de Medicina – “alvos” do projeto –, trouxeram a versão intermediária e desdobramentos dos seus estudos, já que contam com até o final de novembro suas conclusões finais. Neste ano, os temas foram variados e incluíram, por exemplo, a Violência contra a criança e o adolescente, discussão sobre aspectos clínicos e epidemiológicos; Utilização de aplicativos de comunicação instantânea na prática médica; e Percepção dos residentes de medicina acerca das diretivas antecipadas de vontade.

Os bolsistas de 2016  são alunos de escolas médicas como a Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto; Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas; Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, entre outras.

Integram os critérios exigidos nos projetos, entre outros, originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; viabilidade de execução e adequação às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Confira os trabalhos contemplados em 2016.  Acesse aqui mais informações sobre o Programa de Bolsas de Pesquisas para Estudantes de Medicina

*Informações do Centro de Bioética do Cremesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *