Beneficiários da Unimed São Luís têm até dia 18 para fazer portabilidade

Por em setembro 27, 2013

Os beneficiários da Unimed São Luís têm até o dia 18 de outubro para a escolha de outro plano sem que tenham de cumprir carências. Em função das graves anormalidades administrativas e econômico-financeiras da operadora, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da Unimed São Luís.

A ANS orienta os consumidores a fazer a portabilidade de carências como forma de assegurar a assistência à saúde. Ao final do período definido pela Agência para a portabilidade extraordinária (de 60 dias), os contratos dos beneficiários que ainda permanecerem na operadora poderão perder a validade. A portabilidade extraordinária é medida que visa a proteção do beneficiário antes que ocorram situações como a decretação da liquidação extrajudicial, por exemplo.

É importante destacar que, até o final do prazo da portabilidade extraordinária, a Unimed São Luís continua responsável pelo atendimento ao beneficiário.

Orientações adicionais aos consumidores:
– Não é necessário ir até a operadora para rescindir o contrato. Todos os beneficiários devem procurar os canais de informação da ANS e também podem recorrer ao local de atendimento presencial montado pela Agência, para tirar todas as suas dúvidas. O atendimento presencial funciona das segundas às sextas-feiras, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Av. Alexandre de Moura, nº 182, Parque Bom Menino, Centro – ao lado do prédio do INSS –, das 8h às 15h).
– Boletos/comprovantes de pagamento não precisam ser pagos antecipadamente ao vencimento.
– As explicações sobre as faixas de preços dos planos de destino do beneficiário serão obtidas no próprio local de atendimento presencial da ANS.

Medida também é aplicada à Multiclínicas

Para facilitar as portabilidades para os beneficiários da Unimed São Luís e também da operadora Multiclínicas Assistência Médica, Cirúrgica e Hospitalar, foi montado especialmente pela ANS um local para o atendimento presencial aos consumidores na capital maranhense. O objetivo é orientar sobre a portabilidade de carências e prestar todo o apoio aos beneficiários durante o tempo que for preciso para a escolha do plano compatível. A portabilidade extraordinária para a Multiclínicas tem prazo até 1º de novembro.

Serviço

Para facilitar o exercício da portabilidade extraordinária, os consumidores podem contatar o Disque ANS (0800 701 9656) ou o portal da Agência (www.ans.gov.br). O beneficiário deve se dirigir à operadora escolhida, que deverá aceitá-lo imediatamente, caso esteja com a documentação necessária: identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na operadora de origem, referentes ao período dos últimos seis meses. (Informações da ANS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *