Anvisa: Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2020

Por em junho 9, 2020

Como acontece todos os anos, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa, convida os serviços de saúde com leito de unidade de terapia intensiva (UTI) de todo o país para participarem da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente de 2020. O formulário deve ser preenchido até o dia 31 de julho.

É importante destacar que cada estado possui um link específico para o Formulário de Avaliação, conforme indicado no documento Orientações para Preenchimento da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente – 2020.

Além disso, o documento esclarece as mudanças realizadas na versão deste ano, como, por exemplo, os 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

Realizada desde 2016, a avaliação representa uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. Além disso, a iniciativa está apoiada no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

*Informações da Anvisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *