- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
Anvisa publica 5ª edição do Boletim de Hemovigilância
Já está disponível para consulta a quinta edição do Boletim de Hemovigilância da Anvisa. A publicação contém informações sobre as notificações de eventos adversos relacionados ao uso do sangue no ano de 2011, além de atualizar os dados referentes à ocorrência de reações transfusionais nos anos de 2007 a 2010, divulgados em boletins anteriores.
Em cinco anos de serviço, notou-se um aumento de 365% na frequência das notificações de reações transfusionais. A disponibilização do Notivisa, sistema online que facilita a notificação, foi uma das causas desse aumento. O sistema funciona desde dezembro de 2006.
Uma das principais fragilidades identificadas nesses cinco anos de análise é que, embora as notificações das reações transfusionais tenham aumentado nos últimos anos, ainda há muitos casos de subnotificação no Brasil. A estimativa da Anvisa é que cerca de 50% das reações transfusionais não foram notificadas no ano passado; em 2007, esse número era de 81%.
Em 2011, 364 estabelecimentos notificaram a ocorrência de reações transfusionais, enquanto em 2007 foram apenas 75. O número ainda é considerado pequeno porque, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), cerca de sete mil estabelecimentos no país têm possibilidade de realizar transfusões, podendo notificar essas operações.
O 5º Boletim de Hemovigilância e os dos anos anteriores estão disponíveis para consulta e download no site da Agência. Confira o gráfico de notificações de reações transfusionais ocorridos no Brasil durante os anos de 2002 a 2011.
Informações da Anvisa