Anvisa publica 5ª edição do Boletim de Hemovigilância

Por em novembro 8, 2012

Já está disponível para consulta a quinta edição do Boletim de Hemovigilância da Anvisa. A publicação contém informações sobre as notificações de eventos adversos relacionados ao uso do sangue no ano de 2011, além de atualizar os dados referentes à ocorrência de reações transfusionais nos anos de 2007 a 2010, divulgados em boletins anteriores.

Em cinco anos de serviço, notou-se um aumento de 365% na frequência das notificações de reações transfusionais. A disponibilização do Notivisa, sistema online que facilita a notificação, foi uma das causas desse aumento. O sistema funciona desde dezembro de 2006.

Uma das principais fragilidades identificadas nesses cinco anos de análise é que, embora as notificações das reações transfusionais tenham aumentado nos últimos anos, ainda há muitos casos de subnotificação no Brasil. A estimativa da Anvisa é que cerca de 50% das reações transfusionais não foram notificadas no ano passado; em 2007, esse número era de 81%.

Em 2011, 364 estabelecimentos notificaram a ocorrência de reações transfusionais, enquanto em 2007 foram apenas 75. O número ainda é considerado pequeno porque, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), cerca de sete mil estabelecimentos no país têm possibilidade de realizar transfusões, podendo notificar essas operações.

O 5º Boletim de Hemovigilância e os dos anos anteriores estão disponíveis para consulta e download no site da Agência. Confira o gráfico de notificações de reações transfusionais ocorridos no Brasil durante os anos de 2002 a 2011.

 

 

Informações da Anvisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *