- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
Anvisa está avaliando serviços de mamografia em todo o país
Serviços de mamografia em todo país estão sendo avaliados pelo Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), gerenciado pelo Ministério da Saúde. O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) é responsável pela análise do risco e já verificou mais de 3 mil relatórios do programa de garantia de qualidade dos mamógrafos.
O objetivo do PNQM é garantir a qualidade sanitária dos serviços de mamografia, exame que serve para estudar o tecido mamário e verificar nódulos ainda não visíveis, possibilitando o diagnóstico precoce do câncer de mama. O atual ciclo do programa, que iniciou em 2016 e vai até 2019, pretende verificar serviços e equipamentos de mamografia em todo o Brasil.
O câncer de mama é uma doença degenerativa causada pela multiplicação de células anormais na mama. Só em 2016 foram estimados quase 58 mil novos casos. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa morte nas mulheres no Brasil. Ainda que possa, raramente, aparecer em homens, esses representam apenas 1% dos casos. Em 2014 foram calculadas cerca de 14.622 mortes, por câncer de mama.
Tratamento precoce
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Por isso é importante sempre que possível fazer o autoexame, observando e tocando a mama para verificar possíveis alterações. Além do cuidado cotidiano é orientado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame de mamografia a cada 2 anos.
O Outubro Rosa é um movimento que busca conscientizar e informar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. Ocorre anualmente durante todo o mês de outubro, incentivando a realização do autoexame e mamografia.
Denúncias
Ao buscar um serviço de mamografia é importante checar se o estabelecimento já foi inspecionado pela vigilância sanitária e possui alvará ou licença sanitária válida. Caso verifique alguma irregularidade, as vigilâncias sanitárias (das prefeituras, dos governos dos estados ou da União) têm mecanismos para o acolhimento de denúncias referentes aos serviços de saúde. As denúncias também podem ser feitas por meio da Ouvidoria, no endereço:http://portal.anvisa.gov.br/ouvidoria.
*Informações da Anvisa