ANS divulga Painel Financeiro do Ressarcimento ao SUS

Por em janeiro 7, 2021

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está lançando nova ferramenta que apresenta dados financeiros consolidados relativos ao ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde o 1º Aviso de Beneficiários Identificado (ABI), lançado em 2001, até junho de 2020.  Nela, é possível consultar os valores pagos e parcelados, extrajudicialmente em relação ao total cobrado, consultar as informações por operadora, além de um glossário com os principais termos relacionados à gestão financeira do Ressarcimento ao SUS.

Vale ressaltar que a Agência está trabalhando no aperfeiçoamento do sistema e que os valores de parcelamentos não deferidos pela Diretoria de Gestão e depósitos judiciais serão contabilizados posteriormente.

Para os idealizadores, o painel é uma ferramenta de transparência para toda a sociedade, pois os dados brutos, já disponíveis no site da ANS e no Programa de Dados Abertos (PDA), foram disponibilizados de forma amigável e dinâmica para consulta. A linguagem é clara e a ferramenta tem usabilidade fácil, interativa e intuitiva.

O painel ficará disponível no Espaço Ressarcimento ao SUS, em Dados e Publicações do Ressarcimento ao SUS, com link para Painéis Dinâmicos. A próxima atualização está prevista para acontecer em janeiro de 2021 e sua atualização será semestral.

Clique aqui para acessar o Painel.

*Informações da ANS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *