- TJMG: Paciente será indenizada por erro em alta hospitalar
- Médico é condenado a indenizar paciente que teve cicatrizes após cirurgia plástica
- Poder público deve custear tratamento Home Care para adolescente com paralisia cerebral
- TJMG: Unimed terá que cobrir cirurgia de idosa
- Hospital é condenado a indenizar por falha que resultou em morte de paciente
- Plano deve custear cirurgias reparadoras para paciente diagnosticada com obesidade
- TJES: Paciente submetida a implante de silicone com material impróprio deve ser indenizada
- TJSP mantém decisão que obriga estado a custear tratamento e transporte para paciente
- Plano de saúde pagará danos morais a paciente com câncer por recusa indevida de cobertura
- TJSP nega pedido de suspensão de contrato de hospital para compra de máscaras
ANS: indicadores relativos à atenção materna e neonatal
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em seu portal dados atualizados relacionados aos indicadores de atenção materna e neonatal no setor de planos de saúde. Por meio do painel, é possível verificar as seguintes informações:
Por Prestadores de Serviços de Saúde:
- Percentual de Parto Cesáreo (por Grupo de Robson)
- Percentual de Parto Vaginal (por Grupo de Robson)
- Notificação de eventos adversos ou queixas técnicas no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa)
- Disponibilidade de Núcleo de Segurança do Paciente
- Percentual de partos vaginais assistidos por enfermagem obstétrica
- Percentual de partos cesáreos antes do trabalho de parto
- Percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer (< 2.500g)
- Percentual de nascidos vivos com Apgar (método utilizado para a avaliação imediata do recém-nascido) menor que 7 no 5º minuto de vida
- Percentual de nascidos vivos por idade gestacional
Por Operadoras:
- Total de Partos
- Percentual de Parto Cesáreo
- Percentual de Parto Vaginal
- Taxa de Consultas de Pré-Natal
- Taxa de acompanhante por mulher no pré-parto, parto ou pós-parto imediato
A Agência passou a divulgar o Painel como uma estratégia da Fase 3 do Movimento Parto Adequado para promover a transparência das informações relativas ao parto e nascimento no setor suplementar de saúde. Os indicadores, que contribuem para a realização de pesquisas e diminuição da assimetria de informações do setor, podem ser consultados, por qualquer interessado, usando os filtros: por operadoras de planos de saúde e por hospital/maternidade. Os cálculos são realizados com base em dados extraídos do Padrão TISS (Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC/MS) e em base de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A nova versão apresenta inovações na forma de apresentação das informações, como, por exemplo, os gráficos de tendência para o percentual de partos vaginais e os gráficos de barras para o percentual de nascidos vivos por idade gestacional e por grupo de Robson (metodologia que leva em consideração o risco da gestação). Também foram introduzidos novos filtros, como faixa etária, escolaridade e raça/cor das gestantes, ampliando o potencial de estudos a partir dos dados disponibilizados no Painel.
Confira a nova versão do painel de indicadores e as respectivas fichas
*Informações da ANS