12 eventos serão promovidos pelo CFM no primeiro semestre de 2018

Por em Fevereiro 21, 2018

No primeiro semestre de 2018, as Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho Federal de Medicina (CFM) promoverão, entre fóruns e conferências, 12 eventos. As atividades têm em vista promover o debate e a reflexão sobre temas pertinentes à atividade médica no País e contarão com a participação de especialistas e representantes de entidades em diferentes áreas de atuação. Confira a tabela com os eventos confirmados ao lado.

Dentre os assuntos que serão tratados estão: as implicações do diagnóstico da morte encefálica no Brasil e em outros países; as novas tecnologias em neurologia e neurocirurgia; além de critérios para o atendimento médico a bordo de aeronaves. As informações a respeito das inscrições e das programações dos eventos ficam disponíveis no site de eventos do CFM e são atualizadas frequentemente.

O CFM, por meio das suas comissões e câmaras técnicas que promovem os encontros, convida todos os médicos a participarem das atividades. Na avaliação da autarquia, a participação dos profissionais democratiza a tomada de decisões e auxiliar na resolução de problemas relacionados ao trabalho e ao atendimento em saúde.

A autarquia tem tradição em promover eventos dessa natureza e conta com a presença dos médicos para enriquecer o debate, sendo que para ampliar o alcance das atividades tem buscado inovar as formas de acesso e participação. Quem não puder comparecer pessoalmente, pode acompanhar as transmissões dos fóruns e conferências ao vivo por meio do portal do CFM.

A entidade também grava e disponibiliza os vídeos em seu canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/cfmedicina.Concluída a agenda de eventos do primeiro semestre, o CFM já está trabalha na organização de atividades para o segundo semestre. A previsão é de que o calendário atualizado seja disponibilizado nas próximas semanas.

No primeiro semestre, atividades tratarão de ética, técnica e política – Dentre os vários temas que originaram os eventos previstos para o primeiro semestre de 2018, haverá espaço importante para a análise das políticas públicas e a reflexão em torno de aspectos éticos e legais no exercício da profissão. Esses temas serão abordados em três eventos que acontecem nos meses de março, abril e maio.

A continuidade do processo de revisão das regras que tratam do exercício da medicina será o mote da II Conferência Nacional de Ética Médica (CONEM), que está prevista para os dias 11 e 12 de abril, e contará com a participação de representantes dos CRMs de todo o País.

Por sua vez, a agenda política será discutida no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, que acontece em março, e o XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), previsto para maio. As deliberações desses eventos deve orientar os próximos passos do movimento médico nacional.

Mas a pauta de eventos da autarquia também lançará um olhar sobre questões técnicas e clínicas. É o que acontecerá em outros nove eventos. Desse grupo, chama atenção o IV Fórum de Medicina do Esporte, que ocorre no dia 11 de maio.

Na ocasião, representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Comissão de Combate ao Doping do Ministério do Esporte estarão presentes no debate a respeito do dopping e no lançamento de uma cartilha com informações sobre substâncias que não podem ser prescritas aos atletas.

Para ter acesso às informações e programações das atividades promovidas pelo Conselho, acesse aqui o site Eventos CFM. Confira abaixo a agenda dos encontros previstos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *