Solicitação de Exames e a Autonomia do Médico

Por em outubro 6, 2017

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou a Plenária Temática “Solicitação de Exames x Autonomia do Médico”. O evento contou com a participação do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que abriu os trabalhos, e com a conselheira Silvia Helena Rondina Mateus, que também é coordenadora da Câmara Temática (CT) de Cooperativismo, promotora da plenária.

Camarim parabenizou a escolha do assunto pela CT e destacou os obstáculos que a Saúde enfrenta. “Na Saúde, hoje, temos alguns problemas de gestão e financiamento. São duas questões básicas e que não adianta dissociá-las e dizer que a dificuldade é só o financiamento, ou o problema é só na gestão. E isso não ocorre apenas na saúde pública, mas também na privada. Por isso, temos que cada vez mais nos capacitar e nos profissionalizar”, disse.

Já Silvia Mateus reforçou que o tema escolhido para a plenária tem trazido diversas discussões. “Temos nos deparado com muitas situações, onde os médicos acabam pedindo uma quantidade de exames de forma exagerada e inadequada, ou sem indicações. E essa é uma questão que em tempos de crise precisa de atenção e debates”, ressaltou a coordenadora da CT de Cooperativismo.

A programação contou com as seguintes palestras: “Excesso de Solicitação de Exames”, proferida por Antônio Luiz Chaguri, membro da CT de Cooperativismo e Unimed Fesp; “Exames autogerados”, por Ajax Rabelo Machado, delegado superintendente da Delegacia do Cremesp, em Bauru, e membro CT de Cooperativismo e da Unimed Bauru; “Oncologia”, por Cybelle Assad e Emerson Gatti, ambos da Unimed Campinas; e “Limites da Autonomia do Médico”, por Renato Azevedo Junior, conselheiro do Cremesp. Após as palestras, os temas foram debatidos com os profissionais presentes.

*Informações do CFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *