Justiça decide que prática da acupuntura não é atividade exclusiva médica

Por em abril 8, 2015

A prática da acupuntura não é uma exclusividade da classe médica. A decisão da Justiça Federal, negando pedido do Sindicato dos Médicos, permitiu a fisioterapeutas o uso da prática chinesa como tratamento complementar.


(Informações do Programa Via Legal e TRF4)

2 Comentários

  1. Fetha

    10/04/2015 at 03:27

    Parabéns pela informação.
    Esperamos que o Brasil um dia possa alcançar o nível de saúde de primeiro mundo.
    Atenciosamente.
    Fetha

    Na ocasião da matéria: “A medicina dá o braço a torcer”, Meire Yamaguchi, terapeuta EFT residente na Suíça, fez um comentario em seu proprio perfil:

    http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI329324-17569,00-CONFIRA+OS+DESTAQUES+DA+GALILEU+DE+FEVEREIRO.html

    Medicina alternativa reconhecida na Suíça:

    Muito importante! Aqui na Suiça a medicina alternativa é muito reconhecida, a população de certa forma é bem informada e os seguros de saúde reembolsam certas terapias como a acupuntura, osteopatia, medicina antroposófica. Os seguros complementares assegura a naturopatia e outras centenas de terapias alternativas! O importante é dar opções de tratamento e complementaridade. Ninguém detém o monopólio da saúde, mas o da doença … http://www.facebook.com/MeireYamaguchi

    Esse foi um dos comentários postados na matéria da revista Galileu acima citada:

    lisandra | SP | São Paulo | 13/02/2013 17:43
    práticas integrativas

    acupuntura, fitoterapia e meditação existem há mais de 5 mil anos e estão mais forte do que nunca. Se não funcionasse nós nem as conheceríamos! Portanto dizer que não funcionam é, no mínimo, cegueira.

    Recebi a informação do amigo Walter Medeiros e repasso:

    TRF4 reconhece direito de fisioterapeutas de praticarem acupuntura, quiropraxia e osteopatia

    09/12/2014 17:15:37

    Acupuntura, quiropraxia e osteopatia podem ser praticadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, não sendo métodos restritos a profissionais da Medicina. Foi o que decidiu, por unanimidade, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da Região (TRF4), ao julgar apelação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

    Leia o texto na íntegra em:
    http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=10687

  2. Medicina Milenar

    10/04/2015 at 09:21

    Excelente noticia. Aproveito e convido para assistir em nosso canal o vídeo abaixo:

    China – O Império do Centro – Medicina Milenar

    https://www.youtube.com/watch?v=1-pX2AGxuyg

    Cenas da Medicina Chinesa, que data 3.000 anos. Medicina apenas com a energia das mãos que nem toca no paciente. Acupuntura, uma extração de tiróide, em que a paciente é anestesiada com apenas 4 agulhas. E detalhes, ela chega meia hora antes da cirurgia pedalando uma bicicleta, caminha sozinha até a sala de cirurgia, e 3 horas após a cirurgia, estará indo de volta pra casa. Farmácia Chinesa somente com ervas que curam tudo. Como o equilíbrio da mente, corpo e Universo geram saúde. TaishiShuan, seu significado que ajuda a manter o equilíbrio e contato com o Universo. Os melhores médicos do mundo, chamados de “os pés descalços”, cuidam do paciente como um todo e não de uma doença específica. A Medicina Chinêsa trata o ser humano como ele é, um Ser humano. TEMOS MUITO QUE APRENDER AINDA. Estas são cenas impressionantes do documentário: China o Império do Centro. Video em Português: China – O Império do Centro – Medicina Milenar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *