Autonomia e Transgenitalização estiveram na pauta do Congresso Brasileiro de Bioética

Por em outubro 2, 2017

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) novamente marcou presença na programação do XII Congresso Brasileiro de Bioética, em Recife (PE). Na última quinta-feira (28), o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira coordenou a disputada mesa-redonda com o tema Bioética, Transexualidade e Transgenitalização: Autonomia, Responsabilidade e Estigmatização.

Participaram como palestrantes a advogada transgênero Robeyoncé Lima, da Universidade Federal de Pernambuco; Deborah Macedo Duprat, subprocuradora-geral da República; e a endocrinologista Elaine Maria Frade Costa, professora de endocrinologia no Hospital das Clínicas da FMUSP e com experiência no tratamento de pacientes transexuais.

Em sua fala, Robeyoncé fez um relato de trajetória, que culminou com recente vitória: a mudança de seu nome civil. Por sua vez, a procuradora Deborah Duprat sugeriu “ampla e profunda” discussão voltada às relações humanas no mundo moderno, que incluem a diversidade e se opõem ao reducionismo de nomes e conceitos.

Já a médica Elaine Frade (membro do grupo de trabalho sobre Diversidade do Centro de Bioética do Cremesp) deu uma aula abordando tratamentos disponíveis para mudança de sexo, e ressaltou que “problemas da transexualidade podem ter um desfecho melhor quando discutidos no campo da Bioética”.

Ao final das participações, Reinaldo Ayer, que é coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, comentou que o evento “mostrou a necessidade de ampliação imediata de tais discussões, porque a realidade dos envolvidos exige soluções urgentes”.

Além desses assuntos, estiveram em voga no 3° dia de Congresso Brasileiro de Bioética outros como Liberdades, Responsabilidades e Dignidade da Pessoa Humana; Bioética e Compromisso com as Gerações Futuras; e Ensino da Bioética no Sistema Educacional.

*Informações do Cremesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *